terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

''Este preço? A que custo?''



''Este preço? A que custo?''. Foi com essa frase que me deparei ontem ao assisti o famoso documentário ''The True Cost''. Esse documentário escancara a realidade por trás das grandes indústrias da moda e, sem dúvidas, me fez repensar, mais uma vez, a forma de consumo atual. 

O termo FAST FASHION se popularizou há algum tempo com a proposta de peças da moda e com preço acessível. Era sedutor o fato de que, agora, nós não precisaríamos esperar 6 meses pra um desfile, mais 6 meses para as coleções estarem disponíveis (*e mais 6 meses para entrarem em liquidação para nós, meros consumidores). 

Entretanto, para que houvesse o baixo custo da peça e em um tempo recorde de produção, houve uma deflação do produto. Oi? É mais ou menos assim, quanto mais nós terceirizamos nossa produção para países de economias de baixo custo, mais nós conseguimos reduzir o valor de custo e aumentar nosso lucro. O que ninguém pensou foi na forma de trabalho a que os trabalhadores textêis são expostos nessas fábricas que, eu diria, é o lugar onde ninguém vê, o mundo fora de foco da moda. 

Essa mulher tem a face pigmentada pois foi queimada com o chorume de uma indútria têxtil.

Sim, para abaixarmos nossos custos houveram cortes em segurança desses trabalhadores, corte nos salários, nas condições mínimas de trabalho e a consequente escravização parcial desses povos. A conta não bate e alguém está saindo no prejuízo e, mais uma vez, questiono ''A que custo?''. São constantes as tragédias e mortes em função da indústria têxtil que, não satisfeita em ser a segunda indústria mais poluente do mundo, agora ganha o título de indústria com piores condições de trabalho? 

É inadmissível que pessoas morram para que a indústria têxtil aumente seu lucro e nós, consumidores, tenhamos ''preços acessíveis''. Precisamos sim, repensar o consumo, continuar nós movimentando para um produção sustentável, mas principalmente, para um consumo consciente de nossas roupas. Elas não são descartáveis e nem devem ser.


No dia 24 de Abril, acontece em várias partes do mundo, o ''FASHION REVOLUTION DAY'' com a temática ''quem fez suas roupas?''. Não só nesse dia, a partir de já te convido a pensar nisso, a refletir sobre o impacto que nós temos causado não só ao nosso planeta, mas às pessoas. Há muito o que ser discutido. 


Menos é mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosta desse também?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...