quarta-feira, 16 de março de 2016

A felicidade permanente na moda

Nessa semana fui convidada a debater sobre o seguinte tema: Felicidade permanente, é possível? E então, parei pra pensar sobre a felicidade quanto nos referimos a moda. É possível atingir uma estabilidade no que se refere aos nossos desejos? Senta, que lá vem história...



Constantemente nós somos convidados, quase que intimados a comprar. Em todo o tempo a mídia nos leva a crer que precisamos de mais, mais dinheiro, mais consumo, mais bens, mais status, mais luxo e, para isso, vale tudo.
Eu, como boa e assumida consumidora compulsiva sei bem como é viver a ilusão midiática e a constante frustração que implica o ato de comprar. É um paradoxo. Compramos para nos sentirmos bem, para nos sentirmos integrados, sem saber do quanto é frustante perceber que o objeto de desejo, agora em mãos, não era tão desejoso assim. E é óbvio, tem algumas peças que, sim, valem a pena o investimento, mas cá pra nós, não são a maioria do nosso acervo.
Várias pesquisas indicam a dificuldade de obtermos o estado permanente de algo. Pois bem, se nos referirmos à moda este estado passa ao status de uma luta diária e quase que impossível de ser atingido se continuarmos pensando como ''fast fashions''. Se continuarmos seguindo por este caminho, arrisco a dizer que nem em 500 anos atingiremos tal estado e, ainda se a velocidade de informação tende a aumentar cada dia mais, nosso desejo de compra aumentará exponencialmente e então dificilmente alcançaremos a estabilidade quanto ao desejo. Por outro lado, se até mesmo a vida é um estado temporal, porque a felicidade teria de ser algo permanente? Viva o consumo consumo consciente ;)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosta desse também?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...